sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Casa e Casinha do Artigas

Estas duas residências foram projetadas por Vilanova Artigas, para ele mesmo. Se localizam em um mesmo terreno em Campo Belo, que na época da construção ficava nos arredores da cidade.

A primeira, conhecida como "Casinha" foi desenhada em 1942, era usada por Artigas e sua esposa nos finais de semana, quando ainda não tinham filhos. Ela é rotacionada no terreno em 45º, não sendo paralela às vias que margeiam o lote, que é de esquina. Ela é feita em tijolo, telha de barro e madeira, estruturada em torno de um núcleo central composto pela cozinha e banheiro, e em torno dele se encontram uma sala em L, um dormitório em mezanino sobre a sala e um dormitório com estúdio rebaixado. Realmente faz jus ao apelido, pois suas proporções são bem menores que o convencional, a tornando aconchegante, com uma aura romântica.
A casinha já foi moradia, arquivo de Artigas e hoje a Casinha é alugada para uma floricultura.

Já a Casa, ao lado no mesmo terreno, tem outro estilo, e outras proporções. Ela é em tijolos, concreto e vidro, linear, também com o banheiro e a cozinha em seu centro, mas com a função de separar a área intima da casa [quartos] da área social [sala e terraço]. O único cômodo que ocupa um pavimento superior é o estúdio, que hoje é usado como quarto de um dos netos de Artigas. A casa é tombada como patrimônio Municipal, o que não necessariamente garante sua preservação. Recentemente os proprietários instalaram por conta própria azuleijos na parede da cozinha, que originalmente não os possuía, pois as paredes estavam mofando. Além de não fornecer recursos para a conservação, o conselho de patrimônio condenou os proprietários por modificarem o bem tombado, segundo a proprietária, nora de Artigas. É uma casa moderna, diferente da Casinha, mas não menos agradável e aconchegante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário